Iniciando: a importância da introdução



A introdução de uma apresentação precisa ser elaborada e ensaiada com cuidado. Isso porque, se a mensagem não se mostrar interessante desde os primeiros minutos, dificilmente o público irá acompanhá-la até o fim. É essencial captar a atenção neste momento.

Por isso, veja algumas dicas para realizar uma boa introdução:

  1. Cumprimente o público: diga “bom dia/boa tarde”. Se for um ambiente “novo”, não se esqueça de se apresentar e agradecer os ouvintes pela presença;
  2. Demonstre motivação e preparo: oradores “desanimados” ou que demonstrem certo despreparo vão passar uma imagem negativa. Por isso, desde o início, atente-se para seu tom de voz e suas expressões faciais. Demonstre entusiasmo e envolvimento com o assunto;
  3. Não desvalorize sua apresentação: não use frases negativas como: “o assunto é muito difícil”, “não tive tempo de me preparar”, “vou improvisar”, “desculpem pela bagunça” etc.
  4. Seja breve na introdução: inícios muito longos cansam e podem confundir tanto a plateia quanto o próprio orador. Por isso, seja direto e deixe claro qual é o objetivo da apresentação.

Deixe um Comentário